Gestores e líderes do setor de saúde privado (Clínicas, Consultórios, Farmácias, Laboratórios etc.), que querem se aperfeiçoar/qualificar nas práticas de gestão de pessoas.
Objetivos
Transferir conhecimentos em gestão do negócio, marketing, finanças, liderança e gestão de pessoas aos profissionais de clínicas médicas.
Permitir uma ampliação da visão sistêmica do negócio e fornecer ferramentas para desenvolver pessoas e potencializar os resultados.
Promover ações de mentoria visando apoiar a aplicação dos conhecimentos na prática.
Metodologia
Participação ativa e construtiva, discussão de cases, role-play, dinâmicas de grupo, elaboração de business plan
para a área de atuação.
Mentoria para maximizar o potencial e desenvolver habilidades que aprimorem a performance na gestão do negócio e das pessoas (opcional).
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Carga Horária:
59h
Investimento:
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Curso
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Aula Inaugural
Objetivos
Informar a dinâmica do curso, conteúdo dos módulos, metodologia, orientação para realização do teste de autoconhecimento e trabalho de conclusão do curso.
Promover a integração dos participantes para que interajam mais facilmente, contribuindo com experiências que enriqueçam o aprendizado de todos.
Conteúdo dos Módulos
Módulo I – Liderança e Gestão de Pessoas
Papel do líder na Gestão de Pessoas
Conceitos de liderança e características do líder.
Importância e definição do papel do líder.
Técnicas de Recrutamento e Seleção
Definição do perfil do cargo.
Formas de recrutamento e análise de currículos.
Preparação para a entrevista: técnicas de entrevista por competência.
Como identificar valores e competências.
Postura e comportamento do entrevistador.
Treinamento e Desenvolvimento da Equipe
Desenvolvimento de competências e o papel do gestor como educador.
Identificação das necessidades de treinamento.
Técnicas que facilitam a aprendizagem dos adultos.
A importância da motivação e o estímulo ao aprendizado.
Comunicação assertiva.
Gestão do Desempenho, feedback e desligamento
Desdobramento dos objetivos estratégicos do negócio e definição de metas individuais.
Contratação e acompanhamento periódico das metas e resultados.
Avaliação das metas e preparação para o feedback: técnicas para um feedback efetivo.
Planos de ação para desenvolvimento individual e grupal.
Quando desligar e o cuidado ao comunicar o colaborador.
Módulo II – Gestão do Relacionamento 360
Padrão Atendimento Concierge.
Processos e modelos de excelência.
Experiência do Paciente.
A Jornada do Paciente.
Pontos de Contato com o Paciente.
Controle da qualidade e indicadores.
Relacionamento com pacientes, fornecedores, equipe e corpo clínico.
Pós-venda (fidelização de pacientes).
Conceito Winback (resgate de pacientes).
Módulo III – Gestão de Marketing: Marca e Presença Digital
Posicionamento da Marca.
5 P´s do Médico Marketing no Consultório.
Presença Digital.
Gestão da Reputação e Protagonismo.
Atração de pacientes.
Gestão de Produtos.
Estratégias de Fidelização.
Marketing de Indicação.
Marketing Pessoal.
Marketing Interno (endomarketing).
Módulo IV – Estratégia de Vendas e Negociação
Abordagem comercial: mindset de relacionamento comercial.
Estratégias comerciais.
Vendas no mercado da saúde.
Oferta de valor para o paciente.
Comunicação com o paciente.
Técnicas de vendas: como vendar mais.
Motivos que atrapalham a venda.
Funil de vendas.
Criação de indicadores comerciais.
Técnicas de negociação: Rapport e Ancoragem.
Módulo V - Gestão de Processos
Definição de Processos.
Gestão do tempo.
Visão sistêmica de processos e pessoas.
Natureza e implementação dos processos.
Etapas do regimento interno.
Melhores práticas em gestão de processos.
Hierarquia dos processos.
Indicadores de desempenho.
Importância do planejamento e organização.
Módulo VI – Gestão Financeira
Dinâmica Operacional, financeira e contábil.
Fluxo de Caixa e orçamento interno.
Fontes de Recursos.
Receitas, Custos e Despesas.
Margem de Lucro.
Endividamento e Controle de Inadimplência.
Liquidez.
Compras e Estoque.
Conclusão – Apresentação do Business Plan individual
Objetivo:
Identificar o nível de aprendizado dos participantes por meio de apresentações individuais sobre projetos/mudanças implantadas nas clínicas, após a realização dos módulos.
Promover a troca de experiências entre os participantes para que identifiquem outras mudanças possíveis de realizar com foco no alcance de melhores resultados.
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